CAETANICES
Ele não resiste. Cara inteligente, ótimo cantor (já foi ótimo compositor…), mas de vez em quando fala umas bobagens…
Comentando o lançamento do belíssimo CD do António Zambujo, com músicas do Chico Buarque, Caetano pespega a declaração (dupla) e errada: “Suponho que este seja o primeiro álbum de um cantor português composto apenas de canções brasileiras. Estou seguro de que ele é o primeiro dedicado a um só autor brasileiro de canções” (OESP, 17/10/2016).
Erra nas duas afirmações.
Eugénia de Melo Castro faz um trabalho de divulgação da música brasileira em Portugal há anos. E já lançou álbuns dedicados exclusivamente ao Vinícius e ao próprio Chico Buarque.
Eugénia é um personagem. Conheci-a quando preparava a edição brasileira (a primeira) do clássico Peregrinações do Fernão Mendes Pinto, pois usei a atualização ortográfica e a divisão em parágrafos da edição portuguesa preparada por sua mãe, Maria Alberta Menéres, escritora, e do poeta E. M. de Melo e Castro, prestigiadíssimo, que inclusive morou em S. Paulo e deu aulas na USP.
Eugénia, aliás, estará em S. Paulo com espetáculo a partir de sexta-feira no Teatro do MUBE:
Os dois discos (acho que na verdade tem até mais que esses), dedicados exclusivamente a um “autor brasileiro de canções” são os seguintes:
Os links para o site dela:
http://www.eugeniameloecastro.com/ http://www2.uol.com.br/eugeniameloecastro/old/descontrucao.html
Ela também está no FB: https://www.facebook.com/eugeniamc?ref=name
Às vezes acho que sofro de uma versão mais suave da síndrome de Funes, el Memorioso. Isso ainda vai me dar problemas…
E não percam o CD do Zambujo. É mesmo ótimo…