ARMÍNIO FRAGA, SÓCIO DE SOROS, NÃO LÊ JORNAIS

Um currículo de respeito:  durante seis anos o cargo de diretor-gerente da Soros Fund Management LLC; também trabalhou na Salomon Brothers em Nova Iorque e no Banco de Investimentos Garantia, no Brasil.

Um currículo de respeito: durante seis anos o cargo de diretor-gerente da Soros Fund Management LLC; também trabalhou na Salomon Brothers em Nova Iorque e no Banco de Investimentos Garantia, no Brasil.

O senhor Armínio Fraga, sócio do mega-especulador George Soros e cotado como eventual Ministro da Fazenda em uma hipotética (e improvável) vitória de Aécio Neves, tem dado repetidas demonstrações de que não lê os jornais econômicos.

Armínio insiste e repete que “a crise econômica internacional acabou há cinco anos”. Ou seja, para ele, a crise que começou com a quebra dos maiores bancos dos EUA em 2008 só durou um ano. De 2009 para cá (2014-5= 2009) o mundo vive em crescimento “modesto”, admite ele, mas sem mais crise.

A prova cabal de que não lê jornais, pensa que é onipotente (lembrem-se, na mitologia judaico-cristã-islamista, esse papel é reservado para o dito Todopoderoso). Assim, Armínio Fraga acha que os problemas do Brasil se resumem em “falta de confiança” – que ele e o Aecim, evidentemente – resolvem com uma varinha de condão. Plim, Plim (será que é o sininho da Globo também?) e o país, integrado nas principais correntes neoliberais, volta a crescer.

Volta a ficar bem pior, segundo a imprensa internacional.

Vide exemplos, todos deste mês.

O Estado de S. Paulo, Caderno Economia & Negócios, dia 11/10/2014.

O Estado de S. Paulo, Caderno Economia & Negócios, dia 11/10/2014.

frança 2
Será que li certo? “Segundo a S&P, a revisão “reflete a visão de um espaço fiscal em diminuição para o governo francês, à luz das perspectivas restritas de crescimento real e nominal da economia, contra um cenário de riscos à implementação de políticas”.

O Armínio não leu. Tal como o Arnesto não “punhou” um recado na porta, o mini-soros brasileiro também não leu mais esta:

Alemanha 1alemanha 2alemanha 3

Sim, amigos, foi o próprio GROBO que publicou, mas o Armínio não leu.

Alguns trechos relevantes da matéria:

“Temores sobre recessão na Alemanha crescem com forte queda nas exportações
Em agosto, vendas para o exterior tiveram maior recuo desde o pico da crise
POR REUTERS
09/10/2014 9:17 / ATUALIZADO 09/10/2014 13:11
BERLIM – As exportações alemãs recuaram 5,8% em agosto, a maior queda desde o pico da crise financeira, informou a Agência Federal de Estatísticas do país nesta quinta-feira. O fraco desempenho fez com que importantes institutos reduzissem as estimativas de crescimento, alimentando o debate sobre se a Alemanha está fazendo o suficiente para impulsionar as economias domésticas e europeia.
O dado desta quinta é o mais recente sinal de que a maior economia da Europa está vacilando em meio à fraqueza na zona do euro e crises no exterior que afetaram a confiança e adiaram os planos de investimentos das empresas alemãs.
— A economia parece precisar de um pequeno milagre em setembro para evitar recessão no terceiro trimestre — disse o economista do ING Carsten Brzeski.
A agência de estatísticas informou que as férias de verão em alguns estados alemães contribuiu para a queda tanto das exportações quanto das importações, mas os números ainda indicam cenário obscuro para a Alemanha após fortes quedas nas encomendas industriais e dados de produção divulgadas nesta semana.”

Mas o Armínio não leu.

Para ele, lá fora tudo está uma maravilha.

A recessão acabou faz cinco anos, segundo ele.

Tampouco leu essas outras notícias desagradáveis:

(Também n’O Globo do dia 25 de setembro de 2014)

alemanha4
“FRANKFURT – Um dos principais indicadores da confiança das empresas alemãs caiu ontem mais que o esperado, para seu patamar mais baixo desde 2012, intensificando os temores de que a mais forte economia da zona do euro esteja ameaçada de entrar em recessão.
A vigorosa atividade econômica da Alemanha serviu de âncora para o restante da zona do euro durante quatro anos de crise intermitente e de crescimento irregular.
Uma estagnação do crescimento alemão faz prever problemas para países como França e Itália, que dependem fortemente do comércio com a Alemanha, e se encontram em condições econômicas muito piores.
A economia alemã já registrou um declínio no segundo trimestre, quando a produção caiu 0,2% em comparação com o trimestre anterior. Outro declínio trimestral consecutivo colocará o país em recessão.
“A maior economia da zona do euro atingiu um estágio perigoso entre um período fraco e uma quase estagnação mais prolongada”, disse Carsten Brzeski, economista do Ing Bank, numa nota aos clientes.
A pesquisa do Instituto Ifo de Munique mostrou que seu índice do clima para os negócios, um composto de expectativas dos gerentes em relação ao futuro e sua avaliação da situação atual, caiu de 106,3 em agosto, o patamar mais baixo desde abril de 2012, para 104,7 em setembro.
Na pesquisa, as expectativas para as empresas nos próximos seis meses chegaram ao seu nível mais baixo desde dezembro de 2012, caindo de 101,7 em agosto para 99,3. A pesquisa, que ouviu 7 mil gerentes, mede o clima em relação a 2005, quando o Índice foi fixado em 100.
“A economia alemã não está mais percorrendo um caminho suave”,
disse em um comunicado Hans Werner Sinn, presidente do Instituto Ifo”

“Crise intermitente?” como assim? Mr. Fraga disse que a crise já acabou…

Não, o presuntivo ministro do Aecim não leu isso.

Mas não é só na Alemanha e na França.

A merda está grande mesmo é em outros países.

Pra facilitar, já que o Fraga anda tão entretido em ver as garças (o “think tank” tucano se chama “Casa das Garças”, no Rio. Não é gracioso?), seguem só dois quadros.

O primeiro, do desemprego geral na Europa.

desemprego Europa 1

Mas a verdade é ainda mais trágica. Quem se fode mesmo são os jovens:

desemprego europa 2

Analfabeto acredito que o sr. Armínio Fraga não seja. Será um caso de cegueira seletiva?

Ou má fé?

Ou tão somente a visão distorcida que não reconhece que seu modelo econômico leva a isso?

Um modelo que até a Merkel já está abandonando…

Armínio Fraga, caia na real.

Esta entrada foi publicada em Sem categoria e marcada com a tag , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *